Nascia em 1961 numa oficina de nome TUBULARTE, lá no bairro do Brás, aqui mesmo em São Paulo, o primeiro carro de corrida nacional na categoria formula - monoposto, ou seja; um carro de corrida decorrente de um projeto estrutural nacional. Até então, tinhamos velhos modelos Grand Prix ( Alfas, Ferraris, Masseratti ) já desativados na Europa, mas que aqui no Brasil, revitalizados com mecanicas mais recentes ( normalmente potentes motores V8 americanos do tipo Corvette e Ford Thunder Edelbrock ) corriam nas mãos de virtuosos e corajosos pilotos nas ditas categorias Mecanica Continental.
Este carro teve toda a sua estrutura ( chassi, suspensão e carroceria ) construida e montada na TUBULARTE. Tinha um motor PORSCHE 1500 cc , que o enquadrava na cartegoria Formula Junior e; " nunca perdeu uma unica corrida na sua categoria ". Acredita o autor deste blog, que os pais desta empreitada deviam ser os Srs. José Gimenez Lopes e Chico Landi.
Esta matéria foi reproduzida com base em recortes de reportagens publicadas na época em revistas de automobilismo (autoesporte e quatro rodas), que compoem o acervo de Hiperfanauto.
Desde já o autor agradece quem tiver mais detalhes e informações sobre este pioneiro projeto, e quiser colaborar com a matéria.
Interessante é que o Porsche Spyder de meu irmão foi comprado do José Gimenez Lopes , que veio a falecer nos 500 Km de Interlagos de 1961 , vitma de um atropelamento . Me parece que nesta mesma corrida correu outro Porsche com um amigo de meu irmão Bubi Loureiro , seria este carro ? Tinha só oito anos e não lembro . Veja a letra A com o nº é a mesma categoria do 550 , até dois litros .
ResponderExcluir