segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PAPER MODEL - modelos de prateleira

Paper Model Car - Carros de Papel montados por DavidSP exposto no forum RPModels
FORD Fairlane - 1970


Torino Taladega

Dodge Daytona

NOS TEMPOS DAS CARRETERAS - 13

TC - CUPECITAS
una pasion eterna
Esta matéria contempla exclusivamente as máquinas que competiram e ainda competem no Turismo Carretera Argentino. Dedico ao meu amigo R. Aguillera e aos seguidores deste blog que independentemente da nacionalidade curtem estas adoráveis clássicas máquinas de corrida. É também uma homenagem aos mecanicos, pilotos e todos aqueles que de alguma forma um dia contribuiram para que estes fantásticos Cupês trouxessem ao público a emoção da velocidade do arrojo e perícia.

obs – Para a elaboração e montagem do clip, o autor recorreu às seguintes fontes: site argentinos; tc-replica, cupecita e tcbonarense e ainda; anotações e fotos do acervo do meu amigo particular R. Aguillera e matérias das revistas Corsa e Automondo.




domingo, 29 de novembro de 2009

MINHA ESQUADRA PORSCHE - Parte 3

Parte da coleção escala 1/18 da esquadra PORSCHE ( os 5 demais modelos da coleção estão em fase de manutenção)

coleção escala 1/24 dos modelos PORSCHE slotcar

ANOS DOURADOS 15 - Recordar é viver

ESTA FOTOS, SÃO DEDICADAS AO PESSOAL DA NOSSA QUERIDA REGIÃO SUL DO PAIS, QUE ACOMPANHA O MEU BLOG.

Circuito de Pelotas
Outra visão do circuito de Pelotas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

ANOS DOURADOS 14 - Recordar é viver


4 Horas de Curitiba - Vale tudo ( Simca espremendo um Deka )


Chegada do piloto Nelson Marcilio em uma Três Horas de Interlagos
Carretera do Nelson Marcilio em frente aos antigos boxes de Interlagos

Carretera do lendário Francisco ( Chico ) Landi atravesssado no "S" em Interlagos


Dava gosto de ver, sentado em cima do barranco

Um pega entre a carretara do Vitorio Azalim e um Gordini
( devia ser o Terra Schmit )

domingo, 22 de novembro de 2009

CLASSICOS - esportivos dos anos 40

Animado com a manutenção dos mini clássicos dos anos trinta, e para aproveitar o final da manhã do feriado, tomei coragem, e retirei mais alguns modelos da prateleira, para as devidas limpezas e fotos.
Também são modelos de carros esporte, classícos da década de 40, na escala 1/35 e produzidos na China ( Alfa Romeo e Mercedes da primeira foto ) e na Inglaterra ( Auburn nas demias fotos ).



sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CLASSICOS - Esportivos do anos 30


Sexta feira, feriado, uma bela manhã ensolarada. Nada melhor que tirar os mini clássicos da prateleira, passar um pano humido para tirar a poeira, limpar os detalhes com um pincel e estacioná-los perto da janela para serem apreciados sob a luz do sol.

Estes minis clássicos são da escala 1/35 de produção chinesa e fazem parte de uma coleção de seis ( 6 ) modelos de carros esporte dos anos 30.






terça-feira, 17 de novembro de 2009

PAPER MODEL - bem antes do computador

( NO TEMPO DO LAPIS, COMPASSO, BORRACHA E RÉGUA )
O projetista / designer tinha ou tem ainda; uma predileção pelos carros da antiga montadora americana Studebacker




Quem se arrisca ?

ANOS DOURADOS 13 - Recordar é viver

MIL MILHAS BRASILEIRAS - 1961

Disputa entre duas carreteras. - A carretera que esta mais atrás ( Chevrolet 34 Corvette ) mais tarde seria adquirida pelo piloto Caetano Dominiani.


DKW Vemag, pilotado por Luis Antonio Greco e Juvenal Terra.

Carretera 58 pilotada por Antonio Carlos Avalone e Antoniuo Carlos Aguiar

DKW Vemag de Eduardo Scurachio entrando na antiga curva UM

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

domingo, 15 de novembro de 2009

ATENDENDO AOS AMIGOS - 05

Aos amigos e em especial, ao A.C. Varanda, segue o clip que finaliza minha pesquisa sobre monopostos no Brasil durante as decadas de 40 a 60 e também muito superficialmente abordando a Argentina e Uruguai.
Desde os tempos em que acompanhava as corridas dos "charutinhos" aqui em São Paulo ( não perdia um treino que houvesse em Interlagos), uma duvida sempre me acompanhou e que até hoje não consegui encontrar uma definição clara e técnica do que é "Mecanica Continental" e do que seria a "Mecanica Nacional". Assim neste contexto de dúvida e falta de uma explicação que fundamentasse esta diferença, a matéria segue sempre considerando os "charutinhos" como carros especiais de corrida da categoria Mecanica Continetal.
obs – Para a elaboração desta matéria e montagem do clip, o autor recorreu às seguintes fontes: site - Bandeira Quadriculada, blog - Saloma do Blog, blog - Nobres do Grid, blog - História que Vivemos, site - Brazilyellowpages, blog - luiscezar, as publicações: Vintage Racing, Automotive Books and Magazines, Circuito da Gávea, Enciclopédia Abril do Automóvel, e ainda fotos do acervo do meu amigo pessoal R.Aguillera.


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PAPER MODEL - Coleções

Coleção STAMPA400

O designer de codinome "Stampa400", o qual qualifico como um dos melhores do Paper Model, disponibilizou para os apaixonados por automobilismo, vários modelos de Formula 1, da primeira e unica equipe totalmente brasileira de Formula 1 ou seja a "Equipe Fittipaldi".
São modelos muito bem desenhados em todos os seus detalhes, que quando montados embelezam qualquer prateleira.
Os interessados podem acessar o blog " stampa papercraft ", que esta listado na lista de blogs que eu sigo.

PAPER MODEL - Perfeição

Bugati da Coleção Hasigawa
( um dia eu chego lá )

PAPER MODEL - Coleções

Coleção HF Anos Dourados

Coleção Bugatti - Hasigawa

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

terça-feira, 10 de novembro de 2009

ATENDENDO OS AMIGOS - 04

MONOPOSTOS


Conforme vasta bibliografia a respeito e amplamente divulgada na Internet através de vários e competentes blogs especializados em automobilismo, no Brasil, as corridas de monopostos popularmente conhecidos por “baratinhas”, vem de longa data, ou seja desde a década de trinta.

Tiveram como palco o Circuito da Gávea com o seu lendário Trampolin do Diabo no Rio de Janeiro, o Circuito do Jardim América em São Paulo e após 1940 também o Autódromo de Interlagos.

Salvo uns poucos carros nacionais adptados, a maioria dos carros era de origem estrangeira, que eram trazidos para competir aqui os Grandes Premios Internacionais e após serem vendidos aqui mesmo. Estes Grandes Premios perduraram até meados da década de 50, e um grande parque destes bólidos com motor dianteiro que vieram para competir, ficaram por aqui mesmo.

Porém com o correr dos anos estes carros passaram a ficar desatualizados em relação aos novos carros Grand Prix ( alguns já com tração traseira ) que corriam os grandes premios na Europa "pós segunda guerra" .
Devido as dificuldades de importação e para manter em condições de competição a grande quantidade de carros que aqui existiam, optou-se por adaptar a estes chassis, motores e mecânica mais atualizada originando ai os “charutinhos” da categoria Mecânica Continental.

Neste contexto, as Maserattis, Alfas Romeo, Talbots e Ferraris passaram a competir impulsionadas por potentes motores Corvette, Ford, Cadilac e outros, normalmente V8 de origem americana.

As corridas de Mecânica Continental eram na sua maioria de curta duração, salvo exceções como o GP de São Paulo com suas 250 milhas e os 500 km de Interlagos ( a prova de maior prestígio da categoria, criada em 1957) e seguiram até 1966, quando então já por falta de competidores face ao alto custo de manter esses carros em atividade a categoria Mecanica Continental foi extinta.

Começava ai então, surgir novas propostas mais atualizadas como a Formula V, Formula Super V e Formula Ford, cabendo aos "charutinhos" que conseguiram sobreviver o papel de peças raras de museu e de colecionadores.

A seguir para melhor ilustrar a matéria segue a primeira parte do clip "MONOPOSTOS" que na medida do possível apresenta em ordem cronológica, fotos das baratinhas ou charutinhos que tanto empolgaram as platéias da Gávea, do Jardim América, de Interlagos e lógicamente dos circuitos argentinos e autódromos europeus.


obs – Para a elaboração desta matéria e montagem do clip, o autor recorreu às seguintes fontes: site - Bandeira Quadriculada, blog - Saloma do Blog, blog - Nobres do Grid, blog - História que Vivemos, site - Brazilyellowpages, blog - luiscezar, as publicações: Vintage Racing, Automotive Books and Magazines, Circuito da Gávea, Enciclopédia Abril do Automóvel, e ainda fotos do acervo do meu amigo pessoal R.Aguillera.


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ATENDENDO OS AMIGOS - 03

MONOPOSTOS



Prezado amigo A.C. Varanda,
Um pouco mais de paciência, a matéria esta quase pronta para ir ao ar.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CONTRASTES - 06


carro do mundo metal X carro do mundo policarbonato

Nos tempos em que a NINCO, SCALEXTRIC, SCX. CARRERA e outras; ( com suas belas réplicas para slotcar ) ainda não tinham aportado por aqui, todo hobista que apreciava mais a estética e semelhança dos carros de autorama com os carros reais em vez das "quase irreconheciveis bolhas aerodinamicas e carros asa" que proliferavam pelas pistas de slotcar, eram obrigados a produzir seus próprios bólidos, utilizando kits de plastico da escala 1/24 ( Revell, Monogram, Airfix e outros ). Esta prática quase sempre esbarrava na dificuldade de achar estes kits no mercado, e quando existiam, normalmente o preço era um pouco salgado. Neste meio tempo apareceram alguns entuisastas tal como o meu amigo "Slotmetal" que adaptavam as miniaturas em metal (mais fáceis de encontrar no mercado) da escala 1/18 para correr nas pistas de autorama. Lógico que muitas adaptações de transmissão e motor em razão do peso dos carros eram necessárias serem feitas. Assim sendo, neste contexto ou o kit de plástico era caro e nem sempre havia disponivel ou a opção da miniatura em metal metal era grande para as maiorias da pista e para a estrutura de alimentação elétrica das mesmas. Foi quando de uma conversa numa determinada loja de modelismo aqui de São Paulo, surgiu a idéia de produzir as desejadas carrocerias réplicas, em policarbonato ( lexan ) ou mesmo em acetato. Primeiro tentou se desenvolver os moldes sobre as carrocerias de kits já disponiveis o que não foi muito bem sucedido. Na sequência, foi então utilizado as carrocerias em metal, que eram muito mais faceis de encontrar e mais resistentes à pressão das máquinas de Vaccum Form. O resultado foi a produção de alguns modelos para os entusiatas de um club fechado de autorama daqui de São Paulo, e cujo um destes modelos remanescentes desta época é apresentado aqui na seção de contrastes.
- carro vermelho, miniatura em metal do Jaguar XK 120 produzido pela BBURAGO.
- carro verde, réplica em acetato do Jaguar XK 120, moldado sobre a carroceria do carro vermelho, tem chassi de plástico rigido, rodas e mecanica de slotcar comum.

domingo, 1 de novembro de 2009

PAPER MODEL - Mercedes Benz CLS


Coleção HF - Luxo  Mercedes Benz CLS - 2006

ATENDENDO OS AMIGOS - 02

Ao prezado amigo Ruy A. Jr, mais uma vez o meu agradecimento pelo prestígo que tem dado ao meu blog, incentivando-me a manter o mesmo em atividade. Em atenção a sua solicitação de mais fotos da Carretera 5, segue um “clip” da mesma.
A característica marcante e especial desta Carretera 5 (que alem das alegrias que a mesma proporcionou a mim e ao meu filho e co-pilot), era a de não ser tão veloz como as demais que corriam, mas sim o seu algo mais, que era a sua concepção de manter nas corridas longas, uma constância com poucas paradas no box para troca de baterias e ajustes. Esta qualidade, conferia-lhe um dos melhores handicap de corrida, o que invariavelmente traduzia se em vitórias ou ótimas colocações.
Ela esteve em atividade durante o período de 1995 a 1998, sempre participando de corridas longas e noturnas. Despediu-se das competições, na Copa da Confraternização realizada em Alphaville e promovida pela VICKY que na época, era proprietária da Loja Colecionáveis.