quinta-feira, 30 de julho de 2009

AUTOMOBILISMO - Anos Dourados 06

Renault Gordini ( modelo carretera ) de Equipe Willys, que para evitar punição do Automóvel Club do Brasil (dirigente máximo do automobilismo na época), correu os 1600 Quilometros de Interlagos de 1964 sob a bandeira da revendedora CIPAN. Pilotado pela dupla Emerson Fittipaldi e Pedro Vitor De Lamare, este carro sagrou-se campeão da prova, derrotando carros nacionais ( Simcas e FNM JKs ) e estrangeiros ( carreteras com motor Corvette ) de maior cilindrada e potencia.
Obs - Interlagos era assim; o mato era a arquibancada e a distância da pista era até onde a coragem permitia.
Um dos constantes duelos SIMCA X DKW Belcar

Pega muito comum que acontecia entre as berlinetas Willys Interlagos independentes, mas muito velozes. Este da foto, é um "pega" entre o falecido piloto-jornalista Expedito Marazzi, Waldemir Costa e Pedro Vitor De Lamare.

AUTOMOBILISMO - Anos Dourados 07

Construido em 1965, este foi o primeiro Formula Tres totalmente projetado e construido no Brasil pela Equipe Willys. Estreou oficialmente em corridas, nos 500 Quilometros de Interlagos de 1965. Pilotado por Wilson Fittipaldi Jr., classificou-se em 1o lugar na categoria força livre, derrotando os velozes mecanicas continetal da época ( Ferrari-Corvette. Maserati-Corvette ) com cilindrada quatro vezes maior, e ficando em 2o lugar na classificação geral, atras apenas de uma Simca-Abarth 2000 pilotada por Jaime Silva.
Porsche 910 da Equipe Hollywood, pilotado por Lian Abreu Duarte em uma das provas da SUDAN. Este carro nas mãos de Francisco (Chico) Lameirão chegou em 2o lugar na 12a edição dos Quinhentos Quilometros de Interlagos em 1971, ficando atras somente de um Porsche 908 também da Equipe Hollywood pilotado por Luiz Pereira Bueno.
Karmam Ghia Porsche 2000 da Equipe Dacon, pilotado pelo saudoso José Carlos Pace. Só de lembrar, a emoção que a gente sentia em cada passagem desta fera rugindo como um leão ao encalço dos Alpines da Equipe Willys e Malzonis da Equipe Vemag dá um arrepio na espinha e uma dor no peito pela perda prematura deste grande piloto.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

PAPER MODEL - Também tem

Tal como no Slot Car, RC Eletric Car, no PAPER MODEL ou seja; no modelismo de carros em papel também existem aqueles modelistas que diferenciam-se dos demais por seus modelos fantásticos conforme segue:



Os trabalhos acima, forma executados pelo espanhol aragonés Joaquín Blas Sanz, um modelista que trabalha com várias escalas, sendo uma das principais a 1:24, e cuja qualidade dos trabalhos tem sido objeto de encomenda de muitos colecionadores.

SLOT CAR - Bolhas Fantasticas 02





Mais um lote das fantásticas bolhas do Pattos Place que compoem a coleção dos lengendários carros da série CAN-AM

quinta-feira, 23 de julho de 2009

RC Eletric Car - Também tem ...........

Diferentemente do SLOTCAR, em que os carros podem vir com carrocerias de bolha em acetato ou policarbonato / lexan (mais leves e próprias para competição em alta velocidade), carrocerias em resina ou plástico (mais detalhadas e próprias para coleções) ou ainda carrocerias de papel (vide modelos no blog Paperslotcar), no RC Eletric Car, as carrocerias são quase na sua totalidade, de bolha em acetato ou policarbonato / lexan. Mas tal como no SLOTCAR, no RC Eletric Car também existem aqueles fabricantes ou produtores artesanais que diferenciam-se dos demais por suas bolhas fantásticas conforme segue:

fabricante - TAMYA ( Japão )

fabricante - HPI ( USA )

fotos do Blog Brasilmotor ( fabricante não identificado )

fabricante Bolha Point ( Brasil )

quarta-feira, 22 de julho de 2009

PAPER MODEL - Carros esporte ( 01 )


TRIUMPH TR3 AUSTIN SPITFIRE MK1 MG - B

Estes modelos foram montados com base em arquivos "free" divulgados na Internet  ( Paper Model Directory )

====================

terça-feira, 21 de julho de 2009

MINHA ESQUADRA PORSCHE - Parte 01





MINHA ESQUADRA PORSCHE - Parte 02



PAPER MODEL - Anos 40 ( Parte - 3 )


Os cinco modelos que compoem a coleção Tourisme - HF, foram desenvolvidos com base no modelo Sedan Tourisme 4 (ajustado para escala 1/32) da publicação francesa Volumetrax da década de 40.

Modelo Tourisme HF Sport
Modelo Tourisme HF Racer
Modelos Tourisme HF - Sport e Racer
Conjunto com os modelos Tourisme HF - Coupe, Sport e Racer

segunda-feira, 20 de julho de 2009

SLOT CAR - Bolhas Fantásticas

Quando comecei no slot car ou autorama, os carrinhos disponiveis e conhecidos eram as corvettes, berlinetas interlagos e formulas junior da Estrela e raramente apareciam alguns importados da Revell ou Monogram. Depois começaram aparecer alguns pioneiros aqui no Brasil, customizando as carrocerias da Estrela e desenvolvendo cópias das bolhas (carrocerias em acetato) americanas. Passado alguns anos, já com um poder aquisitivo mais consistente tive a oportunidade de adquirir via importação direta ou alternativa, os cobiçados modelos em acetato produzidos no EUA, que apareciam na Revista SlotCar e Track, até que um determinado dia um grande amigo ao retornar de viagem ao Japão e Australia, trouxe-me algumas bolhas australianas ainda em acetato, produzidas por um tal de Pattos Place. Hoje este tal de Pattos Place é mundialmente (talvez nem tanto no Brasil) conhecido como um dos melhores e mais completo fabricante de bolhas, e decais para autorama ou slot car, com um acervo de mais de 1000 moldes cujo alguns destes, podemos ver a seguir:


Bolha em policarbonato do Birkins Bentley - Pattos Place

Bolha em acetato da BRM V16, rodas e chassi - Pattos Place

Bolha em acetato do Lago Talbot - Pattos Place


Bolha e policarbonato da MATRA MS10 V8 - Pattos Place

Uma das particularidades das bolhas do Pattos Place, é o acabamento e a semelhança com os modelo produzidos em plástico rigido (atualmente conhecidos como réplicas) lógico sem o detalhamento dos mesmos, pois são modelos obtidos através do processo de Vacum Form.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

ATENDENDO UM GRANDE PILOTO

Estas fotos foram tiradas em 1966, durante uma prova do Campeonato Paulista de Automobilismo, onde o piloto Walter Han Jr, conduzindo esta Brasinca 4200GT, sagrou-se vencedor da prova, em que os favoritos eram Emerson Fittipaldi com uma Alfa Rome Zagato e Piero Gancia com sua Alfa Romeo TI Super. Até esta prova, o comportamento do Brasinca em solo molhado era uma grande interrogação para os entendidos da época, e por isso, que o mesmo não era cotado como um dos favoritos.
(fotos de uma publicação da revista AUTOESPORTE, que compoem o acervo deste Blog,)
NOTA - Prezado Walter Han Jr. conforme solicitado, as fots seguem no e-mail indicado.

terça-feira, 14 de julho de 2009

CLASSICOS - Mercedes Benz 04

Durante o verão de 1928 aparecerão os fabulosos Mercedes SSK com motor de 7,1 litros (7065 cm3) - 220 CV a 3300 rpm que podiam atingir a velocidade final de 175 km/h , para fazer frente ao temíveis Bugatti. Originalmente esta série foi desenvolvida para corridas de subida de montanha, muito populares na época (decada de 30 ).



Réplicas em papel do modelo SSK curto (carro verde) para corridas de montanha e do modelo SSKL (carro branco com paralamas prata) para corridas de estrada e autodromos.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

GP Classic Lindoya

G.P CLASSIC LINDOYA
Águas de Lindoya 29 e 30 de outubro de 2005
A presença dos formulas classic roncando nas ruas da pacata e turística cidade de Águas de Lindoya, levaram me há algumas décadas atrás, em que tive a felicidade de assistir um dos meus ídolos e mais tarde amigo Marivaldo Fernandes (falecido em acidente aéreo junto com o saudoso José Carlos Pace) e outros grandes pilotos, “arrepiarem” a platéia postada nas calçadas das rua de paralelepípedo das cidades de Piracicaba e Petrópolis.
Época em que se corria na rua ( Piracicaba, Araraquara, Ilha do Fundão, Petrópolis e outras no Sul) onde o meio fio (sarjeta) era o limite de uma curva e as vezes o poste o guard rail indesejado.


VISTA DOS BOXES

FLASHES DO EVENTO
Fora o romantismo e a nostalgia dos Anos Dourados que o 1º GP CLASSIC de Águas de Lindoya, trouxe a muitos que foram assistir os treinos e a prova, este GP marcou também a determinação de seus organizadores que não mediram esforços para na madrugada da sexta feira que antecedia os treinos de sábado, reconstruíssem os boxes que foram destruídos por uma tempestade que assolou a cidade nos dias 27 e 28 ( quinta e sexta feiras ).
Outro fato interessante desta prova, é que no domingo pela manhã o Warm Up teve que ser atrasado, pois vários hospedes de um hotel localizado a beira do Lago, deixaram os seus carros estacionados na pista do circuito de 1,6 km no Espaço Burle Marx onde haveria a corrida.
Depois de vários pegas entre a Brasília réplica da 17 do Ingo Hoffmam, Pumas, DKWs, Volks, um Alfa Romeo JK, Fiat 147 e os rápidos Karmam Ghias; sagrou-se vencedor da prova, o piloto Francisco Bensvaski, na direção de um bem preparado Fusca 1968 e em segundo lugar o DKW 12 pilotado por Flavio Gomes.




.
========================