sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PAPER MODEL - Livros e Revista ( 04 )

Durante a Segunda Guerra Mundial, o mundo viveu o problema da escasses de determinados materiais, em razão do seu uso para fins bélicos.
Por causa desta situação, infelizmente nos estados Unidos a fabricação de brinquedos, de metal ( que era a maioria ) foi duramente atingida diretamente, pois os materias que ela precisava eram racionados e enviados prioritariamente para indústria bélica (exatamente o oposto da industria de brinquedo ).
Tal situação, acarretou em uma mudança dos brinquedos tradicionais de metal, para os jogos de papel e brinquedos feitos com outros materiais não estratégicos.
Foi quando despontou o artista Wallis Rigby que começou a desenhar e projetar aviões e barcos para serem montados em papel e cartão.
Os seus desenhos e projetos mais tarde deram origem a famosa coleção Rigby's Paper composta de varios cadernos de barcos, aviões, carros, trens e caminhões para destacar ( pois as peças dos modelos já vinham pré recortadas) e montar .

NOTA - Alguns dos cadernos da coleção Rigby's comercialmente conhecidos como Rigby's Book, foram durante a década de 60, comercializados aqui no Brasil pela extinta Editora Melhoramentos. Eram cadernos grandes ( talvez tamanho A3 ) produzidos com material e impressão da melhor qualidade, e os modelos tinham a vantagem de poderem ser montados sem uso de cola, sómente através de encaixes.



Este caderno, trazia sete modelos de carros esporte de pequena a média complexidade de montagem, mais dois modelos de um tipo mini esportivo e um modelo maior com mais detalhes e de montagem mais complexa. Um fato curioso, é que todos os carros eram projetados para comportarem um dispositivo de movimentação por elástico, de forma que os mesmos podiam se locomover como carros a fricção.

Este caderno, trazia 13 modelos de aviões da segunda guerra mundial ( americanos, ingleses, japoneses, alemães e italianos) sendo que destes, 7 modelos eram projetados para voar ( planar por impulso manual ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário