segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ANOS DOURADOS 10 - Petrópolis

ANOS DOURADOS 10 - CIRCUITO DE PETRÓPOLIS.
Já conhecia Petrópolis, desde o inicio dos anos 60, quando ainda adolescente tinha ido visitar esta bela Cidade Serrana para conhecer o Museu Imperial e o famoso Hotel Quitandinha ( já em decadência). Porém agora já passados alguns anos, maior de idade, independente da mesada do papai ( já havia começado a trabalhar ), retorno em setembro de 1967 , na caravana dos amigos fanáticos ( fã clube ) dos pilotos Pace e Marivaldo a esta mesma Petrópolis. Retorno para assistir a reabertura do Circuito de Petrópolis, que há três anos estava fechado. Foram dias de emoção sem fim com o movimento dos boxes, com o bate papo com os pilotos ( eram muito mais acessíveis) e com as máquinas maravilhosas e fantásticas ( Ferrari GTO, Karmam Ghias Porsche, Malzonis DKW, Willys Interlagos, Alfas Romeo JK e ainda para completar o Renault R8 azul do meu ídolo Marivaldo Fernandez ) que rugiam nas ruas de paralelepípedo e de asfalto bem desgastado de pequena Petrópolis, em duelos e disputas emocionantes deixando arrepiado todos os que ali foram prestigiar a corrida. Foi um espetáculo que até hoje não me sai da memória e que recentemente ( há uns anos atrás ) revivi em parte no circuito de Aguas de Lindoya. Esta corrida para mim e para os amigos da caravana, foi o marco do inicio de uma grande amizade e convivência informal que criamos com os pilotos que formavam na época o grupo da nova safra vitoriosa do automobilismo brasileiro, os quais acabaram "projetando no exterior, o até então pouquissimo conhecido piloto brasileiro" e ainda; iniciaram o que hoje é o automobilismo brasileiro. Esta época, esta "nossa turma" e; tudo o mais que nos cercava e que viviamos, batizamos como a época dos Anos Dourados. Hoje quarenta e três anos depois do inesquecível “setembro de 67 “ trago a voces como editor deste blog , mais um pedaço destas lembranças.
Aqui meu amigo Marivaldo Fernandes, dando uma de passagem no idolo local João Varanda com seu imbatível e veloz Karmam Ghia Porsche. A foto ao lado, dá para se ter uma idéia do publico que prestigiou esta corrida. Qualquer lugar servia de arquibancada. Hoje quando a gente ve o publico que prestigia uma corrida de GT3, Marcas e Pilotos, ou outra qualquer que não seja Formula Truck ou Stock Car, a gente tem a certeza, que aqueles tempos eram realmente os Anos Dourados.

Uma visão do belissimo Karmam Ghia Porsche do Aylton Varanda, primo do João Varanda, que correu nesta mesma prova com um KG Porsche "semelhante", mas de numeral 7. Curiosamente, nesta prova o mais experiente dos Varandas ( Alvaro Varanda que com sua Alfa Romeo JK, participou de muitas Mil Milhas Brasileiras ) não participou assim como outro famoso piloto petropolitano Mario Olivetti que foi o idealizador do circuito de Petrópolis, mas que preferiu neste dia correr em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário