terça-feira, 10 de novembro de 2009

ATENDENDO OS AMIGOS - 04

MONOPOSTOS


Conforme vasta bibliografia a respeito e amplamente divulgada na Internet através de vários e competentes blogs especializados em automobilismo, no Brasil, as corridas de monopostos popularmente conhecidos por “baratinhas”, vem de longa data, ou seja desde a década de trinta.

Tiveram como palco o Circuito da Gávea com o seu lendário Trampolin do Diabo no Rio de Janeiro, o Circuito do Jardim América em São Paulo e após 1940 também o Autódromo de Interlagos.

Salvo uns poucos carros nacionais adptados, a maioria dos carros era de origem estrangeira, que eram trazidos para competir aqui os Grandes Premios Internacionais e após serem vendidos aqui mesmo. Estes Grandes Premios perduraram até meados da década de 50, e um grande parque destes bólidos com motor dianteiro que vieram para competir, ficaram por aqui mesmo.

Porém com o correr dos anos estes carros passaram a ficar desatualizados em relação aos novos carros Grand Prix ( alguns já com tração traseira ) que corriam os grandes premios na Europa "pós segunda guerra" .
Devido as dificuldades de importação e para manter em condições de competição a grande quantidade de carros que aqui existiam, optou-se por adaptar a estes chassis, motores e mecânica mais atualizada originando ai os “charutinhos” da categoria Mecânica Continental.

Neste contexto, as Maserattis, Alfas Romeo, Talbots e Ferraris passaram a competir impulsionadas por potentes motores Corvette, Ford, Cadilac e outros, normalmente V8 de origem americana.

As corridas de Mecânica Continental eram na sua maioria de curta duração, salvo exceções como o GP de São Paulo com suas 250 milhas e os 500 km de Interlagos ( a prova de maior prestígio da categoria, criada em 1957) e seguiram até 1966, quando então já por falta de competidores face ao alto custo de manter esses carros em atividade a categoria Mecanica Continental foi extinta.

Começava ai então, surgir novas propostas mais atualizadas como a Formula V, Formula Super V e Formula Ford, cabendo aos "charutinhos" que conseguiram sobreviver o papel de peças raras de museu e de colecionadores.

A seguir para melhor ilustrar a matéria segue a primeira parte do clip "MONOPOSTOS" que na medida do possível apresenta em ordem cronológica, fotos das baratinhas ou charutinhos que tanto empolgaram as platéias da Gávea, do Jardim América, de Interlagos e lógicamente dos circuitos argentinos e autódromos europeus.


obs – Para a elaboração desta matéria e montagem do clip, o autor recorreu às seguintes fontes: site - Bandeira Quadriculada, blog - Saloma do Blog, blog - Nobres do Grid, blog - História que Vivemos, site - Brazilyellowpages, blog - luiscezar, as publicações: Vintage Racing, Automotive Books and Magazines, Circuito da Gávea, Enciclopédia Abril do Automóvel, e ainda fotos do acervo do meu amigo pessoal R.Aguillera.


2 comentários:

  1. Gostei.
    Parabéns pelo conhecimento, pelo trabalho de pesquisa e a honestidade de citar as fontes.
    Sem querer apressar, estou no aguardo da segunda parte do video clip MONOPOSTOS.

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  2. Caro Hiperfanauto , estou com problemas em minha conexão e não consegui abrir sua apresentação . Espero que tenha achado a foto do Camilo na Maserati Corvette , amanhã tento ver de novo junto ao link que vc me enviou .
    Um abraço

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