quinta-feira, 15 de outubro de 2009

NO TEMPO DAS CARRETERAS - 10

MAIS UMA PARA OS FÃS DAS CARRETERAS - ESTA É PORTENHA

Esta, me foi passada por um amigo que também é um ardente fã das carreteras, e que por uma destas gratas surpresas da vida, tive a satisfação de conhece-lo em uma corrida de RC Elétrico disputada em Curitiba. Contrariando o ditado que diz que somente os opostos se atraem, neste caso a mesma paixão pelas carreteras foi o disparo para uma grande amizade. Mas voltando ao que interessa, este episódio aconteceu na cidade de Buenos Aires num determinado sábado de maio de 1966. O local, Autódromo de Buenos Aires e a disputa; uma prova promovida pelo Buenos Aires Moto Club.

Porém: o que havia de diferente entre "esta" e outras tantas provas que lá aconteciam, e que aqui merece ser contada como um "causo".

É que uma grande “marmelada” estava sendo preparada para beneficiar um dupla famosa de pilotos da terra originando ai, uma grande gritaria dos demais pilotos.
Na Argentina, uma corrida é subdividida em séries classificatórias que vão constituir o grid da série final. E neste contexto, após a famosa dupla ( no Turismo Carretera sempre corre um piloto e um co piloto) ter terminado uma das séries de forma "mais ou menos - o carro rateava muito no final" , foi dada a mesma um tempo maior que o estabelecido no regulamento, para que a tal dupla pudesse reparar o seu carro. Bate boca pra lá, bate boca pra cá (argentino quando dá para bater boca, sai de baixo) houve um atraso de mais de uma hora para a série final. Nos finalmente, “pero que si – pero que no” para não negar aquela milonga muito conhecida aqui no Brasil que tudo acabou em pizza, a série final acabou saindo.
O mais interessante disto tudo é: sabem quem venceu a corrida? A “famosa dupla” Jorge Cupeiro e Juan Manuel Bordeu, com o seu Chevy II modificado e devidamente reparado.

bandeirada para largada da série final

o arcaico Chevrolet 1929 de Ricardo Peduzzi, que andava acima dos 130 km/h.

o instante que Galbato perdia a roda de seu Ford, na série final e prestes a passar Jorge Cupeiro

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. lugar Jorge Cupeiro ................... Chevy II
2. lugar Luis Di Palma ................... Dodge Valiant
3. lugar F. Urriti ............................. Volvo

Média do vencedor – 136,502 km/h
Melhor volta – Jorge Cupeiro 1m19s - 141,633 km/h

Um comentário:

  1. Jorge Cupero e Luiz Di Palma dois grandes pilotos . Sendo que o Luiz travou grandes duelos com nosso grande Luizinho . Belas fotos .

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