quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PAPER MODEL - Coleção HF Luxo


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CRIATIVIDADE - não é paper nem resina e acetato

Como já havia dito no "post" anterior, a criatividade não tem limite. O verdadeiro artista do modelismo quando crer criar, não precisa de sofisticados materiais, basta alguns rolemãs ja usados, conexões de ferro galvanizado retiradas de encanamentos velhos, pedaços de arames e tiras de metal, que a obra esta criada conforme podemos verificar:




terça-feira, 25 de agosto de 2009

PAPER MODEL - Corvette 1953


CORVETTE - Uma lenda

No inicio da década de 50, os americanos tinham a Europa como a única alternativa de fornecedora de carros esporte, pois não havia nos EUA nada que pudesse oferecer concorrência.
Assim sendo em 1953 a GM apresenta no Hotel Waldorf Astoria o projeto EX – 122, criado por engenheiros da própria fábrica para fazer frente ao mercado europeu. Alguns meses mais tarde este projeto deu origem a um automóvel produzido na fábrica de Saint Louis. Era nada mais nada menos que o primeiro da dinastia Corvette, um carro esporte de dois lugares, carroceria de fibra de vidro, motor de seis cilindros ( substituído depois em 1955 pelo V8 compacto ) faróis redondos e uma traseira com discretos rabos de peixe.

AUTOMOBILISMO - Anos Dourados 09

P R O T Ó T I P O S - 02
Desde o meu ultimo "post" intitulado AUTOMOBILISMO - Anos Dourados 08, uma duvida com relação a uma foto do prototipo KINKO que tirei no Museu da ULBRA, e que era dado como o carro pilotado por Salvatore Amato, estava me incomodando. Aquele carro da foto não era o mesmo, que eu nos meus tempos de juventude, via na garagem do Sr. Salvatore, nas diversas vezes em que lá passava a passeio com minha 125 cc MONDIAL ou com meu fusquinha 1300 cc, rumo a oficina do preparador Jorge lá na Rua Gaivota. Assim vasculhando a minha "foto-revistateca" encontrei a foto original do carro que ficava na oficina do Sr. Salvatore e ainda algumas informações a mais sobre o mesmo e que abaixo seguem:
Este era o protótipo Amato, que eu realmente via exposto na sua oficina.


Este é o produto final do protótipo construido por Salvatore Amato em 1972. Nesta época, já aposentado das motos, o Sr. Salvatore construiu dois prototipos com motor Chevrolet Opala de 4 cilindros para a Equipe Vicsa. Tal como todos os protótipos da época, este também tinha um chassi tubular com suspensão independente, freios a disco Retsan, caixa de cambio Hewland MK8, carburação (2 duplos) Weber 45 ( o meu fusquinha 1300 cc de estreantes tinha dois Solex-32 ), carroceria de fibra de vidro e rodas 11x13 polegadas na traseira e 8x13 na dianteira.

Em corrida este carro normalmente era pilotado pelo Newton Pereira.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

AUTOMOBILISMO - Anos Dourados 08

P R O T Ó T I P O S
Protótipo do corredor Antonio Marcilio, desenvolvido sobre plataforma Karmam Ghia
Foto tirada pelo autor deste blog, no museu da ULBRA. Diz a placa de identificação que o modelo exposto é um exemplar do protótipo KINKO, que foi muito utilizado nos anos dourados pelo motociclista e piloto Salvatore Amato. Naqueles tempos este protótipo ou uma das suas versões , que conheciamos como protótipo Amato, costumava ficar na porta da sua oficina na Rua Jandira, bairro de Moema em São Paulo - Capital, junto com um bela Ducatti Desmo prateada.

foto 01
foto 02
Protótipo Fitti Porsche nacionalmente conhecido e com muita bibliografia publicada em varios blogs. A particularidade desta fotos é a oportunidade de matar a saudades do grande e saudoso José Carlos Pace ( foto 01 ) e do Rato no seus tempos de jovem (foto 02). Talvez seja muita coincidência, mas na época em que o mesmo foi desenvolvido em Santo Amaro pelos irmãos Fittipaldi, o desenho deste carro ou algo semelhante podia ser visto e apreciado diversas vezes nos cadernos de desenho "do inglês", um dos meus colegas do Curso Técnico de Mecanica do tradicional Colégio Bandeirantes, no bairro do Paraiso em São Paulo. Este "inglês" é hoje o internacionalmente conhecido Ricardo Divila.

NÃO É " WOODEN CAR "

Não é "wooden car " ( carro de madeira ), mas sim as fantásticas " wooden bikes " ( motocicletas de madeira ) da Vietnamese Woodem.




quarta-feira, 19 de agosto de 2009

RC Eletric Car - " FORMULA UM - Parte 01 "

Nos idos de 2005, lá na pista do Miltão ( Sr Milton - fundador e ex proprietário das pistas Alfa Racing e ALL Racing ), todos os sábados a tarde, era intenso o movimento e desfile de Formulas 1 e Indy, preparando-se para os disputadíssimos rachas entre os "automodelistas - pilotos de R.C " que lá frequentavam. As máquinas eram cópias fieis dos originais que corriam o campeonato mundial de Formula 1 e o americano de Formula Indy conforme podemos observar nas fotos que seguem:
Equipe FERRARI - RCF1 do automodelista Miltão ( Sr. Milton)



RC Eletric Car - " FORMULA UM - Parte 02 "

continuando:
Equipe BAR - HONDA do automodelista Marcio
(esta equipe era patrocinada pela ESTRATEGIA / HIPERFANAUTO)

RC - Eletric Car " FORMULA UM - Parte 03 "

finalizando:
EQUIPE - JAGUAR RC F1 do automodelista JUNIOR.



terça-feira, 18 de agosto de 2009

Alguem por acaso lembra da Série BPR - 01

BPR - GLOBAL GT SERIES

Era um campeonato de endurance exclusivo para carros GT, criado por Jurgen Barth, Patrick Peter e Stephane Rate ( a letra inicial do sobrenome de cada um, formou a sigla BPR ), que foi realizado nos principais autódromos da Europa e na China no ano de 1996.
Em 1997 devido ao grande sucesso do mesmo e o interesse das fabricas em participar do mesmo, a FIA assumiu o controle da Série, limitando o percurso das corridas para até 500km ou 4 horas de duração. Mais tarde já no final da década de 90 a série BPR, passa a ser substituida pelas séries FIA - GT1 e FIA - GT2.


LARGADA DA PROVA EM SPA FRANCORCHAMPS ( BELGICA ) . OS GRIDs DE LARGADA, QUASE SEMPRE ERAM FORMADOS POR MAIS DE TRINTA E CINCO CARROS

TOMADA DE UM MARCOS GT NO CIRCUITO DE JARAMA ( ESPANHA )

TOMADA DE UM JAGUAR XJ EM SILVERSTONE ( INGLATERRA )

PEGA ENTRE UMA FERRARI E UM PORSCHE NO CIRCUITO DA CHINA

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CRIATIVIDADE - não é paper nem resina ou acetato

A criatividade não tem limite. Tenho visto tanto aqui no Brasil quanto no exterior, muitos trabalhos dignos da nota máxima, executados por verdadeiros artistas que através de diversificada gama de material considerados por muitos como sucata, conseguem construir verdadeiras obras de arte, conforme podemos observar atraves de alguns exemplos abaixo, onde o artista ( vietnamita ) tinha a sua disposição sómente latas de cerveja e refrigerante.



sábado, 15 de agosto de 2009

NÃO É PAPER, NÃO É SLOT E NEM R.C

Não é Paper Model, não é Slot Car e muito menos R.C Eletric Car.
Novamente são os fantásticos e inigualáveis " WOODEN CAR " ( carrinhos de madeira ) da Wooden Classic Wheels - EUA.




OBS - O objetivo desta matéria é o de apenas informar que em madeira existem modelos de carrinhos que nada deixam a desejar às famosas miniaturas em metal e plástico que existem no mercado. O autor deste blog, não tem qualquer tipo de relacionamento pessoal e ou comercial com a empresa aqui citada.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PAPER MODEL - Corvette 1953 uma lenda

Este também não esta na INTERNET


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SLOT CAR - Bolhas Fantásticas 03


Mais um lote das fantásticas bolhas do - Pattos Place

NO TEMPO DAS CARRETERAS - 07

Argentina, novembro de 1966, " Cicuito de Tandil"



Apesar da lenda histórica corrente nos pampas platenses de que o número 13, sempre trazia azar, o piloto Rubén Roux com a sua "cupecita" La Negrita levando o famoso número, triunfou de ponta a ponta a prova de Tandil, a despeito de toda supertição em torno do mesmo.
O carro, era um cupe Chevrolet, com um motor Chevy V8 superpreparado com comando Iskanderian e demais implementos exclusivos da receita argentina de preparar carreteras.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PAPER MODEL - Lagonda o "elegante"




LAGONDA, fundada em 1904 para construção de motocicletas e carros leves, tornou-se na época uma excelente fabricante de um carro pequeno de quatro cilindros com ótimo desempenho e baixo preço. Sua produção durou 20 anos, vindo ser alterado somente em 1925. Depois da segunda guerra mundial, a LAGONDA enfrentou dificuldades financeiras, fundindo-se então com a Aston Martin, formando a Aston Martim Lagonda em 1975. No ano seguinte em 1976 era lançado em Londres pela Aston Martim o LAGONDA 1976, causando sensação por apresentar um conceito inteiramente novo do que poderia ser um carro grande de luxo com um desempenho excepcional, através de um motor de V8 - Aston Martim (grande vencedor de corridas) com capacidade de 5340 cc e suprido de comandos totalmente eletronicos (até mesmo a transmissão automática era controlada eletronicamente).

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terça-feira, 4 de agosto de 2009

NÃO É PAPER, NÃO É SLOT E NEM R.C

Não é Papermodel, não é Slotcar e muito menos R.C Eletric Car.

São os fantásticos, inigualáveis e exclusivos " carrinhos e caminhões " de madeira da Wooden Classic Wheels - EUA.

Buick 1932
Pickup Chevy 52 ou Pickup Truck
Gas / Oil Truck
OBS - O objetivo desta matéria é o de apenas informar que em madeira existem modelos de carrinhos que nada deixam a desejar às famosas miniaturas em metal e plástico que existem no mercado. O autor deste blog, não tem qualquer tipo de relacionamento pessoal e ou comercial com a empresa aqui citada.