quarta-feira, 29 de abril de 2009

CONTRASTES - 02


CARROS DO MUNDO METAL X CARROS DO MUNDO PAPER MODEL

Figura 1 - réplica em papel do Ford KA da equipe oficial da FORD Europa que correu no WCR dos anos 90 e, réplica em metal do Ford KA Imagine.

Figura 2 - idem a figura 1 mais a réplica em metal do Fod KA, adaptada para slotcar.


ANOS DOURADOS - 04






Continuando o capitulo ANOS DOURADOS, seguem novas réplicas em papel de alguns icones do automobilismo nacional dos anos 60, época em que se praticava o automobilismo romantico, por esporte e raça.

Figura 1 - Minha homenagem ao grande piloto, pessôa e amigo Marivaldo Fernandez, cidadão do Guarujá, que faleceu prematuramente no acidente de avião em que também faleceu o saudoso José Carlos Pace (Moco) . réplica do Porsche Carrera, terror dos circuitos do Fundão (Rio de Janeiro) e de Brasilia. Com este Porsche, foi o terceiro colocado nas 12 Horas de Brasilia de 1964 e; réplica do Renault R8 da equipe Greco que Marivaldo fez proezas em uma das corridas do circuito de Petrópolis, tirando o folego de muito K.G PORSCHE, Alpine, Ferrari GTO e outras máquinas da época.
Figura 2 - réplica do Corcel 4 da equipe oficial da FORD ( já extinta a gloriosa equipe WILLYS) que foi pilotado pelo Vitorio Andreata em algumas corridas no sul.
Figura 3 - réplica da Alfa Romeo GTA da equipe GANCIA, que era pilotada pela Graziela Fernandez, uma das unicas representantes do sexo feminino entre os pilotos da época.

ANOS DOURADOS - 05






Figura 1 - réplicas em papel dos carros: Alfa GTA 33 pilotada pela Graziela Fernandez, Corcel 4 da equipe oficial da FORD que foi pilotado por Vitorio Andreatta em provas regionais no rio Grande do Sul e; Renault R8 da equipe Greco pilotado por Marivaldo Ferandez no circuito automobilistico de Petropólis.
Figura 2 - mesmas réplicas em outra perspectiva
Figura 3 - Ford Corcel 4 da equipe oficial da FORD e Renault R8 da equipe Greco

OFICINA - 02

BREVE EM FASE FINAL DE PRODUÇÃO, 5 NOVOS "SPORTS CAR" PARA A COLEÇÃO

quinta-feira, 16 de abril de 2009

NO TEMPO DAS CARRETERAS - 01

NO TEMPO DAS CARRETERAS – MUITO ANTES DOS ANOS DOURADOS

A origem

As famosas carreteras brasileiras, nasceram no Rio Grande do Sul por volta de 1937 pelas mãos do grande Às do Volante João Caetano Pinto, que foi um dos fundadores da vitoriosa Escuderia Galgos Brancos. Esta escuderia teve entre várias vitórias as seguintes: Raid Montevidéu - Rio de Janeiro (1937), Prova Washington Luiz (1949), Grande Premio Getulio Vargas (1951) e 1ª, 3ª e 4ª Mil Milhas Brasileiras ( 1956/1958/1959 ).
As primeiras carreteras eram oriundas de carros normais de linha sem grandes alterações, mas com o tempo na busca de conseguir maiores velocidades, os carros foram sendo aliviados dos seus para lamas, estofamentos ficando restritos aos chassis e estreitas carrocerias. Finalmente com o surgimento em 1950 de novos motores “V8” Ford e Chevrolet, um novo impulso foi dado originando as “carreteras coupés” que alguns de nós (fanautos e hiperfanautos) tivemos a felicidade de vê las voando no autódromo de Interlagos e em circuitos de rua de cidades do Rio Grande Sul, Santa Catarina e Paraná e do interior de São Paulo. Já no final dos anos 50, com o surgimento dos motores “V8” Corvette e a maior disponibilidade dos componentes de alta performance Edelbrock para motores Ford, as carreteras atingiram o seu apogeu de desenvolvimento, destancando entre elas: a famosa carretera Chevrolet Corvette 18 do “Lobo do Canindé” - Camilo Cristofaro, a carretera FORD 2, tri campeã das Mil Milhas Brasileiras nas mãso de Aristides Bertuol e Catarino Andreatta, a veloz Chevrolet Corvette 34 de Caetano Daminiani vencedora de várias provas do Campeonato Paulista de Força Livre e a histórica Chevrolet Corvette 50 campeã das Mil Milhas Brasileiras de 1965 nas mãos de Justino de Maio e Vitório Azalim Jr.

O final

A partir de 1966, começava a despontar no cenário nacional carros mais leves e com soluções mecânicas mais modernas quase sempre apoiados ou representando os departamentos de competição das fábricas de automóvel aqui no Brasil ou mesmo carros de marcas esportivas internacionais consagradas oriundos de importação autorizada pelo governo para prática exclusiva de esporte, dando inicio a era dos Anos Dourados e crepúsculo do Tempo das Carreteras.


(fontes: Enciclopédia Abril do Automóvel, livro Automobilismo no Tempo das Carreteras de Luiz F. Andreatta e Paulo Roberto Renner e Arquivo Particular do autor deste blog, contendo Reportagens das Mil Milhas Brasileiras. )

NO TEMPO DAS CARRETERAS - 02







NO TEMPO DAS CARRETERAS - 03







NO TEMPO DAS CARRETERAS - 04





segunda-feira, 6 de abril de 2009

BRASILIA - Réplica da Famosa 17 do Ingo




Este é um modelo réplica d0 Volks BRASILIA ano 1974 que o piloto Ingo Hoffmam utilizou em varias corridas em Interlagos.
O modelo foi desenvolvido pelo próprio autor deste blog, através de fotos do carro, obedecendo a escala 1/32, e uma versão deste modelo com mecanica de autorama (slotcar) funcionando foi exposta no Revival da SHELBY de 2009, pelo automodelista Fabio Popi editor do blog. "paperslotcar". 

==============
 

sexta-feira, 3 de abril de 2009

CITROEN 2 CV - Mini europeu muito popular




Este é um modelo réplica do CITROEN 2 CV ano 1952, montado a partir de uma planta de modelismo em papel dos anos sessenta  ( régua, lápis, carbono e tesoura ), ajustada para ser impressa via computador.

==============